Episódio do documentário "Cantata Sete Povos" será exibido em São Luiz Gonzaga

Na próxima semana, o segundo episódio do documentário “Cantata Sete Povos" estreará na Região das Missões do Rio Grande do Sul, em escolas, auditórios e espaços públicos.

O roteirista e diretor Omar L. de Barros Filho, um dos responsáveis pela obra, apresentará pessoalmente a nova produção, para compartilhar com a população local as ideias e os objetivos da série musical. “Os municípios das Missões guardam um patrimônio histórico e cultural de extrema importância para a memória do país e do continente. Nada mais justo que privilegiá-los no momento em que a produção dá mais um passo à frente na realização de um projeto que revela lugares de nossa história, nossas raízes”, afirma Barros Filho.

A “Cantata Sete Povos” aborda – de forma poética – a construção de sociedade proposta por jesuítas europeus aos guaranis, que povoaram originariamente o território gaúcho por séculos. Com o fim da experiência nos séculos 17 e 18, sucedeu a era do apagamento da vida missioneira, a ocultação e o trágico genocídio indígena. Estão programadas sessões especiais e comentadas em Santo Ângelo, na aldeia guarani Pyaú da Ressaca do Buriti, Entre-Ijuís, São Miguel das Missões, entre outros.

Em São Luiz Gonzaga, a exibição ocorrerá no dia 17 de agosto, quinta-feira. O episódio será exibido no Museu Municipal Senador Pinheiro Machado (na Rua São João, nº 1634), às 19 horas, sendo aberto ao público. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC). O trailer do documentário está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=LVn5NC0GoFc.

A produção está alicerçada sobre a obra musical do consagrado compositor Raul Ellwanger, criador da “Cantata Sete Povos”, uma suíte popular de 12 canções em diferentes estilos latino-americanos. As músicas de Ellwanger narram a busca dos guaranis pela Terra-Sem-Males. Abordam, também, as relações dos indígenas com os religiosos jesuítas, em uma era de tensões entre os impérios europeus de Portugal e Espanha. O episódio inicial, lançado em novembro de 2022 está disponível no YouTube por meio do link

“Cantata Sete Povos" - Episódio II

Realização: Instituto Latinoamerica

Produção: Kino Kaos Filmes

Fomento: Ministério do Turismo

Convênio firmado com a Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo através do termo de fomento 930080/2022 - Processo Nº 72031.003872/2022-97

Roteiro e Direção: Omar L. de Barros Filho

Argumento: Paulo de Tarso Riccordi

Direção Musical e Composições: Raul Ellwanger

Músicos: Luizinho Santos (Sax); Zelito (Violino); Pedrinho Figueiredo (Flauta);
Thiago Colombo – Violão; Raul Ellwanger (Voz).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga adaptado da Assessoria de Imprensa do Instituto Latinoamerica

Imagem: Divulgação